EMI será vendida para o grupo Warner Music
Uma noticia ruim (ou boa) chegou hoje para os fãs de muitos artistas da EMI. A Warner Music Group pode fechar em breve um acordo que cobiça há anos: a aquisição total da gravadora rival EMI Corp.
O acordo pode ser assinado pelo valor de 1,5 bilhões de doláres pelo russo Len Blavatnik, dono do grupo Warner Music desde Maio deste ano. Na disputa também estava o grupo Vivendi e sua filial Universal Music Group. Mas quem pode levar a melhor é a Warner Music, já que a Universal anunciou sua desistência, na última terça-feira.
Com essa possível aquisição da EMI e de todas as duas distribuidoras (nisto se inclui a americana Capitol Records), o grupo Warner Music se tornará a terceira maior gravadora do mundo, atrás apenas da Universal e da Sony BMG.
A EMI detém os direitos autorais de artistas como: Katy Perry, Coldplay, Lily Allen, The Beatles, Kylie Minogue, Arctic Monkeys, Joss Stone, 30 Seconds To Mars, Beastie Boys, Depeche Mode, Iron Maiden, Rolling Stones, Evanescence, Iggy Pop e outros.
A parte ruim da notícia vem agora: a Warner Music foi uma das primeiras empresas do mundo a abraçar o Youtube e sua evolução, no ano de 2007, levando em consideração a forte divulgação que o site proporcionava para os artistas. Entretanto, em Dezembro de 2008, as negociações entre as duas empresas foram canceladas e todos os vídeos de todos os artistas assinados com a Warner foram retirados ou tiveram seu áudio removido e substituido por um aviso de “direitos autorais”.
Em 2009, EMI, Universal, Sony BMG e outras gravadoras menores anunciaram sua parceria com o Youtube no intuito de lutar contra os downloads ilegais. Até hoje, a Warner Music Group não chegou a um acordo contratual com o Youtube. Ou seja, o material da VEVO e dos canais oficiais de todos esses artistas podem estar em risco, incluindo os de Katy.
Fonte: KPBR
Comentários
Postar um comentário