Teenage Dream, o álbum que será pra sempre jovem

Seu coração ainda está disparando com os jeans apertados? Ótimo! Agora limpe todo o picolé derretido e deixe suas cores explodirem, porque depois de mais de um ano, esse sonho adolescente ainda está se mantendo forte.

Algum álbum tem sido mais dominante nas rádios nesse último ano do que Teenage Dream de Katy Perry? Desde quando foi lançado em Agosto de 2010, o segundo álbum de Katy gerou cinco espetaculares singles, consecutivos #1 lugares — California Gurls, Teenage Dream, Firework, E.T. e Last Friday Night (T.G.I.F.). E isso não é nenhuma surpresa, já que o álbum é um monstro inegável, trabalhado pelos maiores produtores da indústria pop – Dr. Luke, Max Martin, Stargate e Tricky Stewart — e devastadoramente predominante, com uma coleção de ouro maciço de records no mundo da música.

Katy já estava bem estabelecida nas rádios como hitmaker depois do lançamento de One Of The Boys em 2008, quando ganhou seu disco de platina e deu início aos mega-sucessos, I Kissed a Girl e Hot n Cold. Mas, deve haver alguma mágica especial em um álbum como Teenage Dream, já que, se o novo single The One That Got Away, alcançar o primeiro lugar no HOT 100 da Billboard, quebrará o record que ela já compartilha com Michael Jackson, de artista que mais tem consecutivos #1s lugares com hits do mesmo álbum. E mesmo que o super produtor Dr. Luke seja a pessoa que chega mais perto de ser uma máquina infalível de hits que existe na indústria da música nos dias de hoje, mesmo se ele não está totalmente imune as condições instáveis do mercado pop. Um álbum precisa de mais do que apenas ritmos cativantes para alcançar o tipo de sucesso que Katy tem com Teenage Dream - alguma coisa tem que atingir um único sentimento com o público à ouvir, a fim de alcançar o ponto mais alto dessa realização incomparável.

E é claro que tem, apesar de Teenage Dream ser um record curioso, tematicamente. Sonoramente, é consistente – furiosamente descolado e um pop rock com uma estrondosa tendência dançante, mas liricamente, esses singles lidam com muitas informações e muitos fatos. Há uma alegria melancólica da faixa-título, a nostalgia do coração partido em The One That Got Away, a diversão fútil de Last Friday Night e California Gurls, um misterioso desejo em E.T. e a famosa mensagem auto-capacitação “It Gets Better” em Firework. A mais diversificada coleção de ideias que é representado na maioria dos álbuns pop, para ser claro. Uma coisa é certa, embora - se há um tema unificador representado no Teenage Dream, é ali mesmo no título. Este é um álbum sobre a juventude: as suas alegrias, suas misérias e isso é breviamente trágico.

Este é um sentimento que a Katy compartilhou quando estava promovendo o álbum, mas para desvendar esse tema um pouco mais, fomos direto a fonte: a compositora Bonnie McKee, que foi quem co-escreveu a faixa-título Teenage Dream, assim como California Gurls e Last Friday Night. Bonnie, como deve-se notar, é uma vocalista extremamente talentosa em sua própria carreira, bem como uma hitmaker brilhante que está por trás de singles como Hold It Against Me de Britney e Dynamite de Taio Cruz. O seu álbum Trouble, de 2004, escrito inteiramente por Bonnie quando ela estava na sua adolescência, é um surpreendentemente precoce (e criminalmente superestimado) conjunto de tendencias soulful e pop-rock, que permanecem em difícil rotação até hoje, sete anos após seu lançamento. Mas nos últimos anos, Bonnie teve uma carreira como a de uma das compositoras mais confiáveis do pop, e seu trabalho em Teenage Dream é um dos melhores dela até hoje.

“Ele foi inspirado na fase adolescente” disse Bonnie sobre o álbum da Katy. “(Katy e eu) nós tínhamos uma obsessão por esse tempo em nossas vidas. Temos um fascínio mútuo pelas arquibancadas e pelo baile de formatura e todas as coisas que nunca chegamos a ter” O fato de Bonnie ter referenciado as arquibancadas e o baile, impressionou. Essas são concretas, tais imagens e memórias específicas, como tantas das letras mais memoráveis de Teenage Dream, que compõe o álbum, como a construção de um forte de folhas em Teenage Dream, sair com um cara em sua Mustang para Radiohead em The One That Got Away, ou a pele bronzeada e biquínis em California Gurls e flamingos cor de rosa na piscina em Last Friday Night (TGIF). Considerando que muitos letristas dependem de abstrações, em Teenage Dream, Katy usa do altamente pessoal e específico para acessar uma narrativa universal sobre o ser jovem - escolha um! - Feliz, de coração partido, bêbado, com raiva, ou no amor.

São essas contradições que faz das músicas da Katy tão relacionáveis. “‘California Gurls’ e ’Last Friday Night’ são travessas e mais rebeldes, e depois em ‘Teenage Dream’ e ‘The One That Got Away’ são as mais vulneráveis”, disse Bonnie. ”Mas é por isso que Katy Perry é uma grande estrela. Ela pode ser uma megera e se colocar em trajes um pouco loucos com uma piscada e um sorriso, mas ela também pode ser muito honesta e vulnerável” É verdade que há honestidade em uma canção como Teenage Dream, que é emocionalmente fascinante – No primeiro mês de seu lançamento, eu quase me despedaçava todas as vezes que ouvia. Mas também é justo que a juventude é um desses temas, como o amor ou perda, que nunca sai de moda - e assim um álbum conceitual sobre a fugacidade da glória de jovens, em todo o seu drama turbulento e complexidade emocional, é um álbum que é certeza que será sucesso.

Porque entre beber até cair e vestir Daisy Dukes with bikinis on top, há algo complicado e substancial nessas letras. ”É tão fácil, com música pop, para ser ser superficial“, disse Bonnie. ”Mas Katy mantém seu coração em sua música.“ Teenage Dream, como relata a juventude em si, é confuso, ultrajante, bobo, e, ocasionalmente, muito profunda - e isso é uma maldita boa razão para continuar ouvindo-a.

E você KatyCat, acha que o álbum Teenage Dream será pra sempre jovem?

Essa matéria foi escrita pelo blog Buzzworthy, da MTV. Para conferir em inglês, clique aqui.

Fonte: KPBR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Katy Perry revela o significado de “Firework”

Entenda a música que toca no final do clipe de The One That Got Away

MTV faz retrospectiva dos Looks de Katy Perry